- Não tem paciência de estudar/trabalhar;
- Dificuldade para aprendizagem linear;
- Hiperatividade: executa múltiplas tarefas simultaneamente;
- Usa controle remoto como uma metralhadora;
- Possui uma mente seletiva para excesso de informações;
- Utiliza várias mídias com grande desenvoltura: TV, celular, computador, internet, orkut, twiter, google talk, etc;
- Não sabe obedecer ordens;
- Possui a "síndrome do motorista de táxi": SABE TUDO!!
- Dificuldade em comunicação escrita e conhecimentos gerais.
Para o professor da COPPE-UFRJ, Aquilino Senra, em entrevista para o Bom Dia Brasil - Rede Globo em de 10/12/2010, O boom imobiliário, que começou com a estabilidade da moeda e cresceu em um curto espaço de tempo é bom, mas pode provocar uma crise.
No Brasil se formam 32 mil engenheiros por ano, e isso é muito pouco comparado a outros países - como exemplos têm-se a Rússia, que forma em torno de 120 mil por ano e Índia com 190 mil. Estudiosos dizem que precisamos de 70 mil engenheiros formados pelas universidades por ano para conseguir suprir o mercado, mas isso está longe de acontecer.
Então, o que fazer? Primeiramente, atender muito bem os alunos que já estão nas cadeiras das universidades para melhorar consideravelmente sua formação e é necessário a criação de novos cursos e/ou aumento de vagas pelas faculdades.
O aumento de vagas e/ou cursos não compete a nós, professores acadêmicos, mas a metodologia aplicada na sala de aula, mais dinâmica e moderna, a cobrança correta do conteúdo aos alunos, e a constante pesquisa de referências bibliográficas mais atuais, são de nossa competência.
Muitos sites ajudam a modernizar a forma de ensinar, como por exemplo:
http://www.etools.upf.br/ - Ferramentas computacionais para o ensino de estruturas
http://modellus.fct.unl.pt - Ferramentas computacionais para o ensino de cálculo
http://mat.puc-rio.br/~hjbortol/cdfvv/livro/mupad.html - Ferramentas computacionais para o ensino de cálculo
http://www.geogebra.org/cms/ - Ferramentas computacionais para o ensino de álgebra
http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/program.html - Ferramentas computacionais para o ensino de termodinâmica
http://www.pion.sbfisica.org.br/pdc/index.php/por/multimida/simulacoes - Ferramentas computacionais para o ensino de física
http://usuarios.upf.br/~zacarias/links.html - Ferramentas computacionais para o ensino de resistência dos materiais
Acredito que a utilização dessas mídias nos ajudem a se aproximar dos alunos com o perfil atual citado acima, criando assim uma oportunidade de aprendizagem eficaz.
Espero que com esse breve artigo, muitos possam mudar sua forma de ministrar as aulas, e começar 2011 com recursos didáticos modernos, ou seja, sair de sua zona de conforto. Eu tentarei, e vocês?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Resolução 1010, de 22 de agosto de 2005. Publicado no D.O.U. de 30 de agosto de 2005, pág. 191 e 192.
CAMPOS, L. C. PBL (Problem Based Learning) uma nova visão para o ensino superior no Brasil.SINPRO - SP, 2009. Disponível em: http://www.sinpro.org.br/arquivos/palestras/palestra_sinprosp_12112009.pdf. Acesso em: 23 nov. 2010, 22:17.
GLOBO COMUNICAÇÕES E PARTICIPAÇÕES S/A. Demanda por engenheiros aumenta e mercado importa profissionais. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www.g1. globo. com/bom-dia-brasil/noticia/2010/12/demanda-por-engenheiros-aumenta-e-empresas-buscam-profissionais-no-exterior.html. Acesso em: 11 dez. 2010, 12:57.
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